segunda-feira, 16 de junho de 2014

Virando a página ( viagens literárias de abril a junho)

Toda vez que o assunto é livro, corro o risco de fazer um post enorrrrrrrrrrrrrrrrrrme. Mas o risco vale a pena. 
Segue a listinha básica das leituras de Abril e Maio... e comecinho de Junho pra ser mais exata. Páginas apaixonantes!
Mais um semestre se foi. Não deixe a correria do dia a dia empoeirar livros. Vire a página - literalmente.

O Mundo pelo Olhos de Bob
James Bowen
*****
Bom, sou suspeita de falar desses dois ( James e seu gato). Esse segundo livro dá aquela sensação de que os dois encontram sua luz no fim do túnel. Sabe aquela oportunidade que todos merecem? Sim! Eles agarraram com unhas e dentes ( literalmente). Leitura pra pessoas sensíveis e capazes de compreender o amor, perdão e todas as coisas bonitas que a vida nos dá diariamente. Lindo! E que venha o terceiro, quarto livro....
Apaixonada por esses 2!
Pequim em Coma
Ma Jian
*****
De difícil leitura. Um relato preciso sobre o massacre da Praça da Paz Celestial. Escrita de maneira poética e com profunda ira. Conta a história de um jovem estudante antes, durante e depois do massacre. Um relato doloroso sobre o passado recente da China.  A leitura é extremamente inquietante. Engana-se quem acredita que houve apenas um Hitler. O livro é um manifesto político contra um país que parece determinado a esmagar os direitos dos seus cidadãos.
O autor corajoso de Pequim em Coma : Ma Jian
A Cicatriz de David
Susan Abulhawa
*****
Está na segunda posição dos queridinhos da Cris. Só perde - por enquanto- pra "Como eu era antes de você" ( citado em outro post).
"De tempos em tempos uma obra literária transforma o modo como as pessoas pensam." Library Journal.
O romance é criado em meio a guerra entre Judeus e Palestinos. É incrível ver uma nação que sofreu os horrores do holocaustos passar de vitima a opressor. A pergunta não quer calar durante a leitura: Como pode o mesmo ser que ama, se solidariza ser capaz de tamanhas barbáries contra outros seres? A Cicatriz de David oferece um testemunho sensacional da história cujo cenário é o conflito palestino- israelense: o horror dos campos de refúgiados, os ataques do exército israelense e , maisrecentemente, os massacres de Jenin. Maravilhoso! Apaixonante!
Entre os melhores
O Senhor do Falcão
Valéria Montaldi
*****
1226. Caça aos hereges. Inquisidores. Mosteiros. Segredos. Poder. Investigação. Um cadáver de uma jovem que acabara de dar a luz... Um frei encarregado de investigar o caso que tbem tem cunho político. Personagens marcantes onde realidade e fantasia se misturam. Uma história belíssima aliada a dados históricos da época medieval.

A Casa dos Macacos
Sara Gruen
*****
A mesma autora de Água para Elefantes ( maravilhosa!). O livro emociona e ao mesmo tempo diverte o leitor ao contar a história de Isabel Duncan, uma cientista que estuda os bonobos ( macacos com capacidade de se comunicar com humanos). Um atentato fere a pesquisadora e liberta os macacos, iniciando uma verdadeira batalha entre humanos com os mais diversos interesses sobre os animais. Uma delícia de ler!

Um Toque na Estrela
Benoîte Groult
**
A autora da um testemunho de suas experiencias onde passado, presente e futuro são entrelaçados pelas mulheres da família. Ela é uma feminista convicta. Divaga, discute com ímpeto e paixão sobre o nascer e envelhecer da mulher, assim como seus amores... Apesar da notável inteligencia e discurso encantador da autora, não me agradou... penso que por partilharmos ideias e convicções tão distintas. Deve ser isso. Nunca fui uma feminista... e não compartilho dessa visão de mundo tão radical qto a exposta no livro. Enfim... "todo livro tem uma página boa, mesmo que seja a última". Entendem? rsrsrs

A autora queridinha das feministas francesas
A Mala de Hana (uma história real)
Karen Levine
*****
É um daqueles livros que vc lê em uma sentada. É um retrato singelo, mas mostra com muita clareza como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto. A história se desenrola em três continentes num período de 60 anos. Envolve a personagem principal e sua família na Tchecoslováquia, uma jovem e um grupo de crianças em Tóquio, e um homem no Canadá nos dias atuais... Um relato que nos sensibiliza e nos faz torcer para que horrores semelhantes ao que atingiu Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer.
O irmão de Hana e o reencontro com a mala da irmã em um museu.
Vida Roubada
Jaycee Dugard
****
A história real da menina raptada a caminho da escola aos 11 anos. Ela descreve seus dias no carcere onde passou 18 anos. Um relato impressionante da mente humana e de suas perturbações. E como o ser humano é capaz de ser "adestrado" pelo medo e insegurança. Um assunto tão atual num mundo cheio de maldade.

O sequestrador e sua cúmplice e esposa/
Então é isso gentem...
Leia um livro!
Vire a página!
Bora viajar?
Um beijo cheio de palavras gentis!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. Uau, que folego para leitura. Já li bastante quando na adolescência, hoje me distanciei muito dos livros. Se tivesse oportunidade leria VIDA ROUBADA e O SENHOR DO FALCÃO
    Um abração
    Nely
    http://jardimdanely.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Nely! Ótimas escolhas... tomara que exista essa oportunidade. Ler é uma delícia! Bjs no coração

      Excluir
  2. Cris, admiro muito você! Estou com 3 livros á "espera" para ler e nunca encontro o momento, me dá uma frustração :(
    Esse último livro eu gostaria de ler, pois acompanhei a história da menina pela tv, que coisa horrível, não?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elza! Sem frustração, amiga! Nunca é tarde pra recomeçar...e vc é tão sensível, livros tem a sua cara! rs Realmente a história dela é de arrepiar...principalmente porque depois de tantos tormentos eles ( as vitimas) parecem realmente que perdem a noção do certo e errado e acabam até "explicando"seus agressores. Coisa de louco! Um bj no coração.

      Excluir
  3. Oi Cris, eu vim agradecer a sua visita e fiquei feliz de saber que você gostou das mudancinhas que fiz na minha casa. Menina, estou besta!!! Como você consegue ler tantos livros em tão pouco tempo??? Eu leio uma média de DOIS, por ano rsrsrs. Eu estou lendo Casamento Blindado, estava lendo Orgulho e Preconceito, comecei a ler e parei, mas quando terminar o Casamento Blindado eu dou continuidade ao outro, mas eu demoro muito pra terminar um livro, é muita coisa pra fazer ao mesmo tempo. Também estou fazendo um curso de Teologia. É muita coisa para o meu Tico e Teco, rsrsrs, Que Deus abençoe você grandemente amiga. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal...quantas novidades, hein?! É que agora meu tempo ta mais maleável mesmo... estou trabalhando apenas meio período e não estou mais a frente do trabalho infantil da igreja...então sobra mais tempo pra mim... Meu marido começou o curso de teologia mas acabou parando pela falta de tempo...o trabalho não deixava...uma pena. Muita força pra vc nessa empreitada! Bjs no coração...e sua casa ta linda!

      Excluir
  4. Amo ler,sou fanática por leitura de romances ja peguei suas dicas para poder escolher meu proximo livro
    bjs
    http://casadolaguna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom te ver por aqui, Alessandra. Pode mandar dicas pra mim, tá? Bjks

      Excluir
  5. Oi amiga linda?!!
    Nossa, preciso desempoeirar um monte!!! Sério!!
    Só fico me prometendo!!
    Adorei as dicas, principalmente os sobre judeus e palestinos, gosto de livros históricos!
    Mil beijos
    ótimo feriado
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! O livro é ótimo...e se vc gosta de livros históricos vai gamar! Bjs

      Excluir
  6. Oi Cris!

    Gostei de sua lista de livros!
    Diversificada como gosto.
    E repleta de conflitos humanos, algo que gosto de pesquisar!
    Valeu!

    Lindo finde!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  7. Que pilha dos sonhos!
    Um super diferente do outro, gostei!
    Obrigada por dividir suas leituras conosco... achei algumas bem interessantes.
    Um bejim e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir

Anote aqui sua opinião, ideias e sugestões...
Vou amar ler seu recadinho!